Monday, December 2, 2019

Recrutamento voluntario e a falta de solidariedade na sociedade atual


  Vivemos em uma sociedade onde está cada vez mais escassa a solidariedade e doação, seja de coisas materiais ou até, mesmo tempo e assistência. Contrário à antigamente onde todos se ajudavam e vivíamos em harmonia, hoje em dia as pessoas ligam apenas para o próprio bem-estar, e realizam determinada tarefa apenas se esta for lhe trazer benefícios, sem ligar a quem pode ajudar e quais seus impactos diretos e indiretos na sociedade.
Isso é perceptível em situações de doação de tempo e energia, os recrutamentos para serem funcionais e atraírem pessoas precisam cada vez mais demonstrar benefícios que a pessoa pode obter ao se voluntariar, mesmo que ao se voluntariar ela esteja ajudando outras pessoas e a sociedade em si.
Por isso fica uma reflexão: a que ponto chegamos, ligando apenas para nós mesmos, não cruzando a linha que delimita apenas o nosso círculo social, e deixando de sair de nossa zona de conforto e consequentemente deixando de ter um valor ético, e deixando outros sofrerem consequências que poderiam ser evitadas por nós
Agora serão listado alguns motivos para ser mais solidário:


1 Desenvolve a empatia: valor tão necessário para qualquer profissional hoje em dia, essa habilidade é potencializada ao exercer a solidariedade. Toda atitude altruísta torna seu olhar mais sensível aos desafios alheios, tornando-o uma pessoa mais compreensiva e amigável.
#2 Damos mais valor às conquistas da vida: quando se doa algo a quem teve menos oportunidade, é natural você desenvolver a gratidão. Afinal de contas, muitos passam a enxergar que as dificuldades enfrentadas por famílias, na maioria das vezes, são maiores que a nossa.
#3 Melhora nosso bem-estar: segundo pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia (APA), doar algo a alguém aumenta a sensação de bem-estar. Esse sentimento foi percebido em pesquisados que residem em países pobres ou ricos. O estudo analisou 234.917 indivíduos, de 136 nações, entre 2006 e 2008.
#4 Evita o consumismo sem medida: ao ter o compromisso de contribuir com alguém ou alguma instituição de caridade você dá mais utilidade ao seu suado dinheiro, evitando aquela compra desnecessária de determinado item que não lhe faria falta alguma.
#5 Ajuda a entender os desafios sociais: ao doar para instituições filantrópicas, você passa a compreender melhor os desafios globais e quais são alternativas viáveis para mudar a realidade triste de comunidades inteiras. Isso melhora também seu repertório sociocultural, conectando-o aos problemas de seu país.
#6 Incentiva à tomada de atitude: hoje em dia são tantos desafios a serem superados, que o mundo parece dividir-se entre aqueles que se queixam de tudo e aqueles que procuram fazer sua parte para mudar. Em qual lado você mais se identifica?
#7 Renova a esperança: são tantas informações ruins que recebemos o tempo todo — sejam nos veículos de comunicação ou mesmo no nosso trajeto diário — que a ajuda a iniciativas solidárias nos ensina a olhar o mundo com mais esperança. Evitando o pensamento de que nada vai dar certo, de que não vale a pena lutar. Tem coisa melhor que conservar o brilho em nossos olhos?

3 comments: