Monday, December 2, 2019

Recrutamento de voluntários

  Em muitas organizações do Terceiro Setor, o recrutamento e a seleção de voluntários obedecem a procedimentos parecidos com os das empresas do setor privado. O “processo seletivo social” tem o objetivo de identificar pessoas engajadas e comprometidas com a causa e mantê-las nas instituições. E a escolha começa dentro de casa, na descrição das atividades que serão desenvolvidas por quem quer doar seu tempo, trabalho e talento.
   No Doutores Cidadãos, um dos programas da Oscip Canto Cidadão, que atua em hospitais e asilos de São Paulo, o recrutamento começa com a definição de critérios para ser voluntário. “Em um primeiro momento, basta o interessado ter mais de 17 anos e se identificar com o nosso principal objetivo: a amenização hospitalar”, diz Luciana Telles Ferri, uma das coordenadoras de voluntários da entidade.
   Definido o perfil desejado, é preciso escolher a forma de convocação das pessoas, ou seja, de que maneira e onde a vaga será divulgada. A Canto Cidadão faz dois recrutamentos por ano para o Doutores Cidadãos, oferecendo de 55 a 100 vagas. “Como em qualquer empresa, a oferta depende da demanda, que pode surgir com novos hospitais e asilos atendidos, devido ao desligamento de voluntários, entre outros motivos”, conta a coordenadora Luzia Cristiana da Silva.
   Para comunicar as vagas, a entidade utiliza pelo menos três meios de divulgação: rádio, mais especificamente o Programa Canto Cidadão, transmitido pela emissora Boa Nova (1.450 AM), cartazes fixados em hospitais onde a instituição atua e, sobretudo, a famosa propaganda boca-a-boca entre os voluntários. “Chegamos a receber aproximadamente 600 inscrições por recrutamento”, afirma Fernanda Coimbra dos Santos, também coordenadora de voluntários


4 comments: